O Banco Carregosa é uma das instituições financeiras mais antigas do país, com mais de 180 anos de história, nas áreas da corretagem e banca privada. Com o propósito de expandir os seus serviços, o banco propôs à Mojobrands criar a identidade e comunicação para um novo segmento de clientes.
O segmento affluent é composto por um público mais jovem e tecnológico, do que os habitualmente servidos pelo banco. Como consequência, trata-se de um público que requer um capital de entrada inferior ao habitual, para abertura de contas.
Devido ao elevado equity da marca, criar algo novo, mas fiel ao passado, revelou-se um desafio. Como se trata de um target que aspira crescer e evoluir, criou-se um posicionamento centrado num movimento positivo: o “Forward”. De forma a comunicar esse conceito, mantendo a base hereditária da marca, o símbolo da coluna sofreu uma simplificação e um corte ascendente. Já na tipografia e na paleta de cores, optou-se por uma rutura com o passado, procurando imprimir mudança e modernidade.
O sistema de identidade, coerente com o movimento dos investimentos e com o atingir de objetivos pessoais, vive de imagens seccionadas, inspirando-se nas linhas retas do símbolo, para mimetizar dinamismo. Na comunicação da marca, procurou-se criar um equilíbrio entre aspetos racionais e emocionais. Como tal, as diferentes peças gráficas visam apelar a diferentes personas, com diferentes motivações, fazendo uso de fotografias que mostram a concretização de sonhos e objetivos, relevantes para o segmento.
Esta marca respondeu à necessidade que o banco tinha, de servir um mercado com crescentes expectativas de movimento rumo ao futuro e fez com que houvesse uma imediata identificação do target. Tem-se verificado uma aceitação da marca, que se espera vir a inspirar novos investimentos no Banco Carregosa.