Fomos desafiados para criar uma nova marca de sapatos, que possui um especial fator de diferenciação: os seus estampados únicos e premium, capazes de se distinguir no meio da multidão. A marca iria dispor de alpercatas, sapatilhas e mules, todos eles de elevado conforto e qualidade. O desafio lançado incluiu o desenvolvimento de estratégia, identidade, vídeo de campanha e gestão de redes sociais.
O naming sugerido para a marca foi “Cantaloupe” que transmitia parte do que a marca queria passar – frescura, leveza. Porém, consideramos que a marca era muito mais que isso. Depois de uma análise e definição da estratégia, percebemos que tínhamos de dar expressão ao cariz mais artístico, porque todos os padrões são desenhados in-house e o produto é pensado como se de uma peça de arte se tratasse. Por isso, a junção das duas palavras – Cantaloupe Studio – representava tudo o que queríamos para a marca.
Em termos de identidade, partimos de um paralelismo: por um lado, a meloa que dá nome à marca, por outro, o mundo. A inspiração do mundo parte do facto de a Cantaloupe Studio ser uma marca de enormes ambição e versatilidade, que alia o estilo ao conforto, que se pode usar tanto no verão como no inverno, em momentos casuais ou formais, no trabalho ou em lazer.
Dessa inspiração surge então o logo que se desdobra em diferentes versões. Jogando com os meios círculos e os círculos completos, aliados aos traços que são, por um lado, associados aos hemisférios e, por outro, aos desenhos naturais das meloas. Em termos de lettering, foi desenhada uma fonte para a marca, que transmitisse o cariz mais premium e diferenciado.
Quanto à paleta cromática, a inspiração partiu das cores da meloa, o salmão e o verde e, depois adicionaram-se também alguns tons terra, que conferem à marca alguma distinção. Para completar a estratégia, foi criada uma assinatura de marca – “stamp your individuality” – com a dupla função de transmitir um dos caracteres únicos da marca, os seus estampados, a par do grande objetivo de ser um produto diferenciador para mulheres com atitude e coragem.
LANÇAMENTO E REDES SOCIAIS
Após a criação da marca, partiu-se então para o plano de lançamento da marca. Deste lançamento fez parte um vídeo de campanha e photoshooting, com base no conceito “stamp of art”. Para isso, foram utilizados diferentes elementos de composições artísticas que fizeram de cenário para a apresentação da coleção.
Relativamente à gestão das redes sociais da marca, procuramos criar um conteúdo diversificado, que não se focasse simplesmente no produto, mas também transparecesse o lifestyle da marca e mostrasse um pouco daquele que é o processo criativo por detrás da marca.