A Salsa é uma das maiores marcas portuguesas, com uma forte presença nacional, e internacional, no sector da moda. Desde a sua fundação, é uma marca conhecida pelos seus jeans, contando com diversos produtos técnicos no seu catálogo, como os Push Up, Push in e Ergo.
Para o Natal, a marca tinha como objetivo fortalecer o engagement com a sua comunidade online em Portugal, Espanha e França. Pretendia-se que durante a quadra fossem criados vários momentos de interação com os atuais clientes, mas que também pudessem trazer novos seguidores às suas diferentes redes sociais.
Partindo da questão “o que pode fazer uma marca pelos seus clientes no Natal”, pretendeu-se focar a comunicação nos consumidores, e na forma como vivem a quadra. Sob o conceito “O Melhor do Natal, by Salsa”, a marca assume um posicionamento de facilitadora da experiência natalícia, ajudando com as habituais complicações da época, como a azáfama das compras, ou o não saber que prendas pedir, ou oferecer.
A campanha teve como principal iniciativa um modelo online de Carta ao Pai Natal. Nesta, os utilizadores foram convidados a responder a um conjunto de perguntas natalícias. Com base nas respostas dadas, era gerada uma carta personalizada e uma lista de produtos Salsa ajustada às suas preferências. Esta podia ser partilhada por email com outras pessoas, comunicando-lhes também que produtos Salsa oferecer.
Além disso, a campanha enfatizou também aquilo que o Natal tem de melhor, criando dinâmicas de interação nas suas redes sociais.
No Facebook, foram realizados desafios diários que colocavam à prova a criatividade da comunidade Salsa!
Desde a partilha de receitas, selfies natalícios, cães e gatos enfeitados até músicas inventadas, os participantes viram nestes desafios a oportunidade de serem premiados com vouchers Salsa.
No Instagram, foi apresentado um jogo de “preferias” na forma de Instastories diários, alternando posts de concurso, com posts fun. Nos dias de concurso, os seguidores tinham de votar entre dois produtos apresentados, tentando ser os mais rápidos, de forma a ganhá-los como prenda. Nos restantes dias, tinham apenas de escolher entre duas opções divertidas, para manter o fator de entretenimento da plataforma.